Páginas

EBD da ADPAR

EBD da ADPAR

Seguidores

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Lição 04 - A Prosperidade no Novo Testamento - Sulamita Macedo (6)

Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:

- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Apresentem o tema da aula, falando que nas lições 02 e 03 estudamos sobre a prosperidade no Antigo Testamento e na lição de hoje daremos início ao estudo desse tema no Novo Testamento.

-Para exemplificar e questionar sobre a prosperidade e consumo (item I), utilizem a dinâmica “Consumismo”.
 
Vocês reconhecem a importância da utilização de dinâmicas?
As dinâmicas são utilizadas para facilitar o processo de ensino de forma prática, simples, favorecendo a participação dos alunos na elaboração e/ou re-elaboração de conteúdos de forma ativa e prazerosa.

- Façam um esquete sobre a parábola do Rico Insensato (Lc 12.16 a 21) e reflitam sobre a questão do “ser” e do “ter”(Item II).   

O que é esquete? É uma peça teatral com aproximadamente 10 minutos de duração.                                                                                                                              
As parábolas foram muito utilizadas por Jesus no Seu ensino com o objetivo de demonstrar verdades espirituais através de uma história, contendo elementos simples e enredos sobre situações da vivência daquele povo, despertando o interesse dos ouvintes.

- Para concluir, após o estudo dos itens da lição, perguntem: O que o Novo Testamento nos ensina sobre a verdadeira prosperidade?
Depois façam o fechamento, retomando o que já foi estudado sobre o tema no Antigo Testamento.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Consumismo


Objetivo: Refletir sobre o consumismo exagerado e suas conseguências.
 
Material: Tablóides de propaganda de grandes lojas de departamentos para os alunos.

Procedimento:
- Distribuam 01 tablóide para cada aluno.
- Falem: Olhem o tablóide, anotem os valores dos objetos que vocês desejam comprar e depois somem.
- Agora, perguntem: O que vocês fariam para adquirir estes objetos? Aguardem as respostas.
- Em seguida, realizem  uma série de questionamentos, tais como:
Há necessidade de comprar todos os objetos?
Eles são prioritários? São realmente necessários?
Comprar os objetos porque estão em promoção, mesmo não tendo condições de comprar?
As condições de pagamento: comprar parcelado ou no cartão, vai comprometer o orçamento doméstico? Pagar com cheque especial, mesmo sabendo dos altos juros? Comprar uma parte a vista e o restante parcelado? As parcelas cabem no bolso?
- Escolham 02 alunos, um que teve cuidado com as compras e o outro que se excedeu, e questionem sobre a escolha dos produtos e condições de pagamento.
- Perguntem: vocês já compraram algo que não tinham necessidade? Já se endividaram por causa de compras exageradas? Que outras conseguências surgiram?
- Para concluir, reflitam sobre o consumismo evidenciado pela mídia e o incentivo de alguns líderes quanto ao ensino do  “ter” como sendo prosperidade.
- Leiam I Tm 6. 9 e 10.
Por Sulamita Macedo. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.